Conexões balanceadas e desbalanceadas.

Nos sistemas de áudio frequentemente encontramos alguns equipamentos com entradas e saídas analógicas balanceadas e outros com entradas e saídas desbalanceadas, ou até mesmo com as duas opções. Mas qual é a diferença entre as ligações balanceadas e desbalanceadas?

 

 Ligação desbalanceada

 Um cabo de instrumento musical é um exemplo de linha desbalanceada que possui dois condutores. Um condutor é o terra, também chamado de comum, malha ou retorno. O outro é o sinal de linha também chamado de positivo ou “hot”. O positivo carrega o sinal e o terra atua como referencia.
 

Conectores desbalanceados

Plugs TS (P10 mono) e RCA

Conexões desbalanceadas usam normalmente conectores tipo RCA ou P10 mono (TS de ¼ de polegada). Os cabos normalmente são compostos por um condutor central envolvido por uma malha que servirá como proteção contra interferências de fontes externas como a indução de “HUM” pela proximidade de cabos elétricos, ou “RF” radio freqüência.

Ligação balanceada

 Além do condutor positivo citado acima, a ligação balanceada adiciona um outro condutor, chamado de negativo ou “cold”. O principio básico aqui é que os dois condutores carregam sinais idênticos mas com uma diferença de fase de exatamente 180°. As entradas balanceadas dos equipamentos possuem transformadores e amplificadores operacionais que respondem à diferença entre os sinais fora de fase e rejeitam sinais em fase (como ruídos que foram induzidos, ao longo do cabo, igualmente nos dois condutores – positivo e negativo).

Conectores XLR e TRS (P10 stereo)

Plugs XLR e TRS (P10 stereo)

As conexões balanceadas normalmente utilizam conectores tipo XLR (Canon) ou P10 stereo (TRS de ¼ de polegada). Os cabos são compostos por dois condutores que normalmente são trançados entre si, envolvidos por uma malha que servirá como blindagem contra ruídos.

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13 Respostas para “Conexões balanceadas e desbalanceadas.

  1. Na verdade é uma duvida, não um comentario.
    Mecho com som em festas, e ja trabalhei como operador de som algum tempo, mas sempre entendi P10 Balanceado como Stereo, ou seja um só negativo e dois positivos, afim de ligar lado esquerdo e direito , e sempre trabalhei com mesa de som desbalanceado/Mono.
    Esses dias comprei uma Potencia da unic afim de fazer uns eventos, quando cheguei em casa vi que ele era entrada P10/XLR Balanceado. então logo pensei que podesse ligar um adptador P10->Rca Stereo e ligar a as duas saidas do meu computador ( Esquerdo e Direito) no adptador, e usar só uma Saida da potencia, e ter um som mono, mas com entrada Left-Right misturada na entrada da potencia!
    E no manual tem explicando 1 GND, 2Hot,
    3 Cold! Isso Vale para entrada de mesa de som tabém? quando comprar uma mesa balanceada não quer dizer que eu possa ligar o Left e Right num só canal ?

  2. Olá! Você poderia me dar uma luz numa conexão de um XLR 5 pinos para uma mesa que só tem entrada de XLR de 3 pinos? Segue URL da imagem para você ter uma idéia. http://www.tonaweb.net/mx400smp.jpg

    • Oi Felipe,

      O pino 1 do XLR 5 deve ser ligado ao pino 1 do XLR 3, o pino 2 do XLR 5 deve ser ligado ao pino 3 do XLR 3, o pino 4 do XLR 5 deve ser ligado ao pino 2 do XLR 3.

      Abs.,
      Carlos Martins

  3. olá, eu tenho uma GRANDE duvida,
    estou montando meu home studio e comprei uma placa de som saffire 6 e comprei tambem o par de monitor de referência bem baratinho > http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149549206-par-de-monitores-ativos-tv-kurbis-50w-rms-preto-110v-_JM

    eu estou com duvida no seguinte, na ligação dele o monitor so aceita entrada RCA e a placa de som tem saida RCA e P10 qual eu devo ligar , balanceado ou não , qual a melhor possibilidade para melhor som ??

    OBRIGADO acompanho seu blog sempre e sempre estou indicando a amigos meus

    obrigado

  4. ola, no caso a entrada de line do meu cabeçote e desbalanceada e possui 4 canais e quero ligar um aparelho estero, nesse caso eu posso usar do canais do cabeçote um para o lado direito e outro por esquerdo?

  5. Olá, como eu faço pra ligar uma caixa Fostex PM0.5n Active Nearfield Monitors ao PC ? É possível usar a saída spdif do PC pra conectar este monitor? Abaixo estão os dados da conexão de entrada do monitor :
    Inputs XLR-3-31(balanced) and 6mm TRS phone (unbalanced)
    desde já agradeço
    Alexandre

  6. carlos dias de oliveira

    olha eu estou com poblema de som de igreija é um som balanciado mas eu nao sei o serto como regular os microfone ecdt

  7. ola meu querido , me dê uma luz , eu comprei uns monitores ativos da alesis mk2 , e to usando cabo com p10 mono , e xlr porem so com positivo e negativo (2 fases mono tbm ) to achando o som meio baixo pra potencia das caixas , se eu usar esses cabos com ligaçao stéreo pode dar um pouco mais de som ? abraço

  8. ola amigo tudo certo?
    estou querendo pegar um microlab solo6 monitor ativo e porém mais para frente como nao quero me desfazer dele. eu gostaria entao de interligar ele a um yamanha HS50. um Cabo RCA+P10 mono seria o ideal para interligar eles e claro plugar eles para ouvir no PC..obrigado

  9. pesquisei bastante e vi que para interligalos seria o caboP10+2RCA
    seria isso mesmo solo6 microlab com um yamanha hs50

  10. ola, gostaria de saber como faço para interligar o monitor microlab solo6 com o yamanha hs 50.qual cabo usar..obrigado

  11. Caro Amigo,
    A dúvida é simples, utilizar uma cabo P10 Balanceado (P10 Macho / XLR fêmea) para conectar um Microfone em uma mesa é possível, haverá perda ou ruído?
    Tenho uma MBOX 3 – 8×8 que possui 8 entradas P10 ou a opção de 4 entradas XLR. Eventualmente posso necessitar ligar 5 ou 6 Mics. Seria absurdo utilizar P10/XLR Balanceados?
    Grato pela ajuda.

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